On/Rec: /
++ Naruto Foda Publicidades ++


++ Bibliografia de Deidara ++
Nome: Deidara
Nivel Ninja: Indefinido
Aldeia: Takigakure
Deidara

Deidara (デイダラ?) é um antigo ninja da Vila Oculta da Pedra. Ele era também um terrorista de aluguel antes de Itachi Uchiha o forçá-lo a se juntar a Akatsuki. Embora ele tenha aceitado fazer parte da organização, ele mantém um rancor contra Itachi Uchiha e todos ao longo da série, pois ele sente que seus olhos com Sharingan menosprezam suas habilidades.

Ao entrar para a Akatsuki, ele se torna parceiro de Sasori, que é substituído por Tobi após sua morte. Embora ele agredisse Tobi quando ficava bravo com ele, Deidara torna-se mais como um professor para Tobi, e adota um cuidado genuíno para o seu bem-estar.

Cada uma das mãos de Deidara tem bocas que, através da infusão de argila ou outros minerais de granulação fina combinados a seu chakra, criam "esculturas" que na verdade são bombas que explodem com intensidades variadas. Suas bombas podem tomar qualquer forma que ele escolher, e do momento de sua criação até sua detonação, ele pode torná-las objetos animados e controlá-las remotamente.

Sasuke Uchiha, irmão mais novo de Itachi, é capaz de anular sistematicamente suas bombas em combate, e assim Deidara se transforma em uma bomba humana para tentar matar Sasuke e para provar a supremacia de sua arte, mas falha.Mais tarde ele é ressuscitado por Kabuto. Na versão original do anime ele é dublado por Katsuhiko Kawamoto.